quarta-feira, 21 de abril de 2010

M.I.A. critica Lady Gaga


A inglesa M.I.A. solta a língua e critica a americana Lady Gaga.

Sobre as comparações entre as duas, M.I.A. e Lady Gaga, ''ingerem'' suas respectivas influências musicais e ''cospem'' uma forma inovadora disso tudo, M.I.A. diz que são maneiras diferentes de as duas fazerem isso. Para M.I.A., diferente dela, Lady Gaga ''cospe'' sua música do mesmo jeito que ''ingeriu'' suas influências, ou seja, não inova nada. M.I.A. afirma que as músicas de Lady Gaga são meramente normais, não mostram o quão estranha e inovadora a cantora tenta transparecer com seus figurinos. Segundo a cantora de ''Paper Planes'', Lady Gaga é o último suspiro da indústria musical em se fazer necessária.

Apesar de eu gostar da Lady Gaga, concordo em partes com M.I.A.. As músicas de Lady Gaga não mostram o quão estranha a cantora transparece ser. Suas músicas não são estranhas, não causam estranheza. E inovadoras, suas músicas são? Tavez. Existem muitos artistas que já faziam EletroPop comparável ao de Lady Gaga. Porém, esses artistas não pegaram as batidas mais futurísticas e juntaram num único EletroPop; mas sim faziam algo equilibrado com batidas Pop, Dance, baladinha, etc. Já Lady Gaga pegou as batidas mais futurísticas disponíveis, desenvolveu-as, trabalhou em cima delas, e assim fez seu estilo de música. ''Poker Face'' e ''Bad Romance'' mostram bem futuritismo desenvolvido por Lady Gaga, e que ainda não haviam sido trabalhado tão bem por nenhum outro artista.

Algumas músicas da Britney Spears podem também ser consideradas inovadoras, como ''Toxic'' e ''I'm Slave 4 U''. Porém, nessas músicas o foco deBritney foi ser sexy, Pop; enquanto em ''Poker Face'' e outras músicas, Lady Gaga focou e desenvolveu seu lado futurístico. E este o motivo para que Lady Gaga tenha ganho a fama de cantora mais futurística; e Britney, a fama de Pop e sexy, e não de futurística, mesmo que já tenha sido futurística em algumas músicas. Britney sempre mostrou-se ao público como uma Popstar, e foi assim como sempre foi vista, a cantora mais Pop da atualidade. Já Lady Gaga não se contentara em ser vista como apenas uma Popstar. Ela mostra-se como algo futurístico, e é assim que elaé vista. Isso foi o que destacou-a, o fato de elaencarnar totalmente seu personagem, em conjunto com sua música desenvolvidamente futurística sendo seu foco.

Consequentemente, M.I.A. está ou não com a razão? Penso que ela tem razão ao dizer que as músicas de Lady Gaga não são estranhas quanto a cantora. E inovadoras, depende do ponto de vista. Do meu ponto de vista, são inovadoras sim, pois ela inovou ao ser a primeira artista a focar totalmente no futuritismo em suas música (e não focar em ser Pop ou sexy). ''Poker Face'' e ''Bad Romance'' são as músicas mais desenvolvidas futuristicamente falando. Claro que amanhã ou depois, pode ter algum artista que apresente uma música ainda mais futurística do que essas. Mas no momento é Lady Gaga que faz as músicas mais futurísticas, e foi ela quem abriu a Era em que essa característica se tornou a mais badalada em músicas. Sendo assim, o contrário do que M.I.A. diz, as músicas de Lady gaga são sim inovadoras da forma que a cantora transparece ser.

Quanto ao comentário de M.I.A. sobre a Lady Gaga ser o último suspiro da indústria musical em se fazer necessária, isso parece ser para aparecer. Se Lady Gaga está emdestaque na indústria musical é porque ela tem algo diferente para mostrar, algo que o público quer ver. Se M.I.A. não tem esse mesmo destaque é porque não mostra mais nada de interessante. Tudo bem se M.I.A. apenas tivesse dito que acha que Lady Gaga ''cospe'' sua música música do mesmo jeito que ''ingere'' suas influências. Mas o comentário de que tal é o último suspiro da indústria musical em se fazer necessária, é muita querência de aparecer. Eu tento ser o mais imparcial possível, apesar de expor minha opinião, e posso dizer que M.I.A. errou ao fazer esse último comentário sobre Lady Gaga. Vale lembrar que há uns dois meses atrás, M.I.A. falou mal da Rihanna, e naquele epsódio também achei que ela errou.

Já que não consegue aparecer na mídia pelo seu trabalho, M.I.A. anda se rebaixando para conseguir- criticando os outros. Indo de ladeira a baixo a carreira de M.I.A.

Um comentário:

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas