sábado, 2 de janeiro de 2010

Realeza do Pop


Títulos são, na música sempre concedidos a aqueles que inovaram, renovaram ou reinventaram algo dentro de seu respectivo estilo musical, os pioneiros. Assim como o Elvis Presley no Rock, ou o Bob Marley no Reggae, o Michael Jackson foi intitulado de ''Rei Do Pop'', reinventando praticamente tudo dentro da música pop, a partir dos anos 70, tal como a dança, os videoclips, dando uma nova roupagem ao estilo musical em si. Tendo como referêcia James Brown, o Rei da Soul Music e do Funk, Michael Jackson, que quando criança cantava juntamente com seus irmãos no grupo Jackson 5 dirigido por seu pai, lançou em 1779 seu primeiro album solo, o mais bem sucedido da historia fonográfica mundial.

A música ''Thriller'' ficou 1 ano em #1 no topo das paradas musicais de todo o mundo, e o videoclip revlucionou, foi o primeiro de todos a ter uma histórinha, a ser um curta-metragem, influenciando 99% dos clips feitos nos dias atuais. Não é a toa que é chamado de Rei do Pop. Michael Jackson influenciou também nas danças, executando passos considerados até então impossíveis. Os cantores Justin Timberlake e Ne-Yo são apenas alguns dos artistas atuais que tem Michael como referência em suas danças.

O segundo album, apesar de ter sido o segundo mais bem sucedido da historia, decepcionou em relação ao primeiro album, porém também teve mega sucessos como ''Bad''. Colecionando sucessos ao longo dos anos, Michael Jackson viajava o mundo, inclusive o Brasil, no ano de 1993 quando gravou com o grupo de reggae Olodum.

Já a coroa de Rainha do Pop quem carrega é Madonna. Época em que o cenario musical era predominantemente masculino, no final dos anos 70, eis que surge ela, mais do que sexy, totalmente ousada e ultra provocante. Madonna quebrou tabus machistas, usou e abusou de sua sensualidade e corpo, produzindo músicas em que as letras misturavam sexo, política e religião.

Diferente de Michael Jackson, Madonna teve concorrentes a sua altura em um certo período de tempo, como Kylie Minogue, cuja cantora disputou por algum tempo a coroa de Rainha do Pop, por terem surgido na mesma época e com estilos parecidos. Porém ao passar do tempo, Madonna, cetamente por ter mais ousadia acabou se destacando mais do que Kylie, que começou a ser chamada de Princesa do Pop. Depois de Kylie, veio Cyndi Lauper disputando audiência com Madonna. Cyndi não tinha pretensão de disputar a coroa do Pop, e sim queria causar, ter seu lugar ao sol, aproveitar seu momento. Durante anos, travou-se uma guerra de audiêcia entre Madonna e Cyndi, com provocações e mais provocações.

A briga entre as duas cesou, Madonna e Cyndi Lauper, cada uma foi para seu lado cuidar de sua carreira. Madonna não era tão ousada quano no inicio de sua carreira, porém não deixou de ser performática em suas apresentações e shows (com é até hoje), quando surgiu outra concorrente sua, no final dos anos 80. Cher chegou ao mundo pop arrasando, com um visual moderno (para a época), inovador, bem estilo começo dos anos 90. Com o seu hit ''Believe'', era uma forte candidata a deixar Madonna como sendo algo da passado, e a criar (e acabou criando) uma nova era na Pop Music.

Porém, graças a seu dom de se reinventar, de se reciclar, Madonna continuou no topo, provando que ''uma vez Rainha, sempre Rainha'', e se fortificando de uma vez por todas em seu posto de símbolo feminino máximo da música pop.

Surgida no final dos anos 90 com o estilo ''Madonna porém com rosto anjelical'' e com um som inédito de música pop, Britney Spears, na ápoca uma garota, lança seu primeiro single, ''Baby One More A Time'', mega hit em todo o mundo. Juntamente com ela, surgia outra diva do pop, Christina Aguilera, também com o mesmo estilo. As duas, Britney e Chistina (no inicio amigas) foram amadrinhadas por Madonna.

Entretanto, com o tempo, as duas se distanciaram em meio a conflitos entre si, disputando público e audiência, e Britney Spears levou a melhor, sendo proclamada a ''Princesa do Pop'' dos anos 2000, ela se desenvolveu mais em seu estilo, e suas músicas, diferente de Madonna e seu dom de se reciclar, continuaram no mesmo padrão que seu primeiro single. Britney também lançou uma músca com a Rainha do Pop, ''Me Against The Music''. Já Christina Aguilera, mesmo tendo se afastado da Princesa e da Rainha do Pop, também teve êxito em sua carreira, sendo considerada além de uma das mais performáticas e polêmicas, uma das melhores cantoras e vozes do meio, e sendo até comparada com Celine Dion, que é um dos monstros da música de todos os tempos.

Na época de completar 10 anos de carreira, no final da primeira década dos anos 2000, a Princesa do Pop Britney Spears conhece sua nova concorrente, a novata Lady Gaga, completamente ousada, polêmica e looks diferentes e futuristas. Lady Gaga chegou ao mundo da música causando, ao mesmo tempo que era acusada de copiar o visual de varias outras cantoras (as já citadas aqui), era também reverenciada por ter um estilo único, e músicas (diferentes das de Britney) ter uma pegada totalmente eletropo e inovadora. Se a arma de Britney era o sensualismo (talvez até clichê), a de Lady Gaga era o diferente*, seu estilo futurista.

Justin Timberlake também faz parte da Realeza do Pop, sendo considerado, com muitas contradições, o Príncipe do Pop. Justin, que surgiu no final dos anos 90, juntamente com Britney Spears (a qual teve um namoro de 2 anos) e Christina Aguilera na Disney, tem no currículo verias parcerias, entre elas, além de, com Eminem e 50 Cent, tem também com a Rainha do Pop em ''4 Minute'', que teve grande rotatividade na época. Com a morte de Michael Jackson, Timberlake foi nomeado o novo Rei do Pop, mas não teve jeito, Rei é Rei, e Michael continuará sendo Rei para todo o sempre.

Hoje, inicio da segunda década dos anos 2000, o mundo ainda vive a febre do começo da carreira de Lady Gaga, atualmente com seu hit ''Bad Romance'', presente em seu segundo album 'The Fame Monster'', que ainda terá outros grandes sucessos, entre eles ''Telephone'', parceria com Beyoncé, Rainha do R&B. Enquanto isso, a Princesa do Pop Britney Spears, depois do furacão ''3'', seu áltimo lançamento, tem aguardado para esse ano um album de inéditas, prometendo fazer jus a concorrência de Lady Gaga, a cantora do momento. Mas também, para fazer concorrência com Britney e Gaga, a surpreendente e poderosa Christina Aguilera, após 5 anos sem lançar nada, tem prometido para esse ano um arrasador album de eletropop.

Kylie Minogue, a Princesa do Pop dos anos 80 e 90, também lançará um album de inéditas esse ano. Memso não tendo tanta bala na aguha como já teve, poderá -ou se quisesse, poderia- voltar a antiga concorrência entre ela e Madonna.

Um comentário:

  1. michael o rei do pop... e isso nunca tera com negar, ele inovou, mudou e invendou o pop atual.

    beijos, my

    passa no meu blog depois.

    http://historiasdeumacalcinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas